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A tecnologia é importante para todas as empresas correto? Isso ninguém pode duvidar, mas será que as pessoas que trabalham nas empresas estão conseguindo acompanhar essa constante mudança de tecnologia e trabalhar de forma produtiva? Nem sempre é assim, mas para essa questão está surgindo pessoas com um perfil variado voltado para a tecnologia e processos, os chamados Techers.



Todos os segmentos estão voltados para a tecnologia, as empresas estão se tornando mais eficientes, melhorando sua relação cliente x empresa e o atendimento online não é mais um atrativo diferenciado e sim obrigatório para os mais variados tipos de serviços ou produtos.

Se as empresas estão mudando, o perfil profissional também precisa mudar para acompanhar o mercado, hoje não é mais necessário ter conhecimentos específicos em informática, é na realidade obrigatório e imprescindível. No Brasil desde de que começou a internet em 1995 só tem crescido sem parar a procura de profissionais com perfis de tecnologia, mas não somente no Brasil isso é uma tendência mundial principalmente em áreas de comunicação, marketing, startups, gestão e vendas.

Esse perfil de profissionais assim como tantos outros que já sofreram modificações com o tempo precisa entender bastante de tecnologia e ter dinamismo para conhecer outras áreas de conhecimento como empreendedorismo, mas também não necessariamente trabalhar diretamente no setor de T.I. mas sim ter o contato direto e conhecimento entre as duas extremidades do processo.

Dessa necessidade nova surge então os Techers, profissionais híbridos voltados para o futuro das empresas com tendência que tem de assumir o controle das atuais situações e complicações tecnológicas com âmbito em programação de aplicativos e desenvolvimento web. Essa pessoa tem que ter uma grande experiência em T.I., sistemas de informação, comunicação, empreendedorismo e comunicação. Trabalhando com inteligência artificial, big data, games, realidade virtual e aumentada, bots e blockchain.


Um profissional Techer tem a capacidade de implantar tecnologia e informação e coloca dinamismo na performance da empresa, otimizando processos e gerando lucro as companhias. Resumindo esse novo profissional é um estrategista digital que toda e qualquer empresa que utiliza tecnologia irá precisar para não ficar para trás e nem perder oportunidades dessa nova geração de pessoas totalmente conectadas.

Esse profissional é responsável por desenvolver soluções para atender aos objetivos e necessidade dos clientes com base na visão dos dados do consumidor de grandes informações num banco de dados interligado (Big Data), com suas renovadas tecnologias que desempenham tendência na vida do consumidor, bem como estratégias benéficas implantadas nas empresas por esse tipo de profissional com esse tipo de informação.

A definição do papel de um Techer é ser um estrategista de conexões. Através de uma profunda compreensão da estratégia, desenvolvendo um plano que conecta a marca ao consumidor que hoje vive no mundo on-line.


Um estrategista digital, ou seja, um Techer, trabalha dentro de uma organização para identificar necessidades não satisfeitas, metas, oportunidades e desafios de todos os departamentos e aspectos do negócio, em seguida eles fazem e supervisionam a execução de um projeto através de iniciativas específicas para atingir os objetivos da estratégia.

O especialista em estratégia digital também ajudará equipes multifuncionais a desenvolver ideias para reunir metas de marca nas empresas, objetivos de varejo e necessidades do consumidor.

Quando se trata de engajamento digital, muitas empresas sentem que têm de escolher transações ou relacionamentos. Os responsáveis pela mídia social dizem aos diretores das empresas que precisam parar de se concentrar tanto em dirigir as vendas e “se conectar em vez de promover”. Ponto crucial para uma pessoa que assume a parte de negócios da empresa com foco na tendência de futuro.

Uma grande empresa de maquiagens e cosméticos se tornou um líder pois está transcendendo a barreira cliente/virtual na forma de encontrar maneiras de alcançar relacionamentos com seus clientes. A empresa tem um negócio de e-commerce vibrante e uma comunidade de clientes altamente envolvidos. O que é particularmente impressionante é como está trazendo transações e relacionamentos juntos na mesma experiência. Os membros da comunidade podem fazer upload de fotos de seus favoritos “looks” com os produtos de maquiagem que utilizou, clicando em uma foto, você pode ver o perfil de alguém ou postagens, clique em um produto e você pode fazer uma compra, uma ótima estratégia para seus consumidores que esse novo profissional pensou em estar utilizando. Isso não está acontecendo somente com empresas de maquiagens ou cosméticos mas sim a tendência são todos os ramos de atividades.



Empresas como essa em conjunto com esse estilo de profissional todo tecnológico estão desenvolvendo algoritmos com base em suas personalidades pessoais para saber referencias de estilos da pessoa e fazer sugestão para que ela consiga achar algum produto que lhe chame a atenção no site de produtos ou serviços. É uma indicação certeira do que existe de dados do perfil do consumidor para rapidamente lhe achar um produto de seu interesse.

Porém existe uma preocupação nos dias de hoje sobre como a tecnologia está substituindo nossos trabalhos e distanciando nossas conexões. À medida que nossas comunicações se tornam mais digitais, nossos relacionamentos com clientes tornam-se menos pessoais. A única esperança parece fazer com que nossa tecnologia pareça mais humana, outro ponto a ser trabalhado para um profissional de estratégia digital os Techers.

Esse foi mais um post do Blog do Curso de Informática Microcamp. 


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